Acompanhe nossos artigos

Sempre trago atualizações e artigos relacionados a fisiterapia e treinos.

Exercício terapêutico: Impacto na função física

Entre os diversos procedimentos usados pelos fisioterapeutas no processo de atendimento de pacientes, o exercício terapêutico ocupa seu lugar entre os elementos fundamentais, constituindo o centro dos programas de elaborados para melhorar ou restaurar a função de uma pessoa ou para prevenir sua disfunção.

Os benefícios do exercício terapêutico para pessoas com uma ampla variedade de problemas de saúde e deficiências físicas relacionadas estão documentados de modo extenso na literatura cientifica. Importante destacar que durante os períodos de pandemia, o quanto foi evidenciado a necessidade da prática de exercícios trouxeram melhora na qualidade de vida de milhares de pacientes.

A habilidade de agir de forma independente em casa, no trabalho, na comunidade ou durante atividades de lazer e recreação, depende tanta da função física quanto psicológica e social.
Os aspectos multidimensionais da função física englobam áreas de desempenho diversas, esses aspectos da função são caracterizados pelas seguintes definições:

FUNÇÃO
▪ Equilíbrio e controle postural
▪ Desempenho muscular
▪ Resistência cardiopulmonar
▪ Mobilidade e flexibilidade
▪ Controle neuromuscular/ coordenação
▪ Estabilidade

A deficiência de um ou mais sistemas corporais e a subsequente deficiência de qualquer aspecto da função física, separadamente ou em conjunto, podem resultar em limitação funcional e incapacidade para executar ou partilhar das atividades da vida diária. As intervenções com exercícios terapêuticos envolvem aplicação de cargas e forças físicas cuidadosamente graduadas que são impostas aos sistemas corporais, tecidos específicos ou estruturas individuais comprometidas de modo controlado, progressivo e seguro para reduzir os comprometimentos físicos e melhorar função.

Fonte: Exercícios terapêuticos fundamentos e técnicas 6ª ed. rev. Atualizada.

Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Entre em contato

Qualquer dúvida que tiver, entre em contato conosco, será um prazer ajudar!

Junte-se à nossa Newsletter

Receba em seu e-mail nossos informativos, artigos e todas novidades!